Deepak Chopra as:  principais regras para desbloquear sua vida financeira

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por Paulo Roberto
em junho 20, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Deepak Chopra as  Principais Regras Para Desbloquear Sua Vida Financeira

Encontrar sua felicidade significa encontrar o núcleo de paixão e excelência dentro de você. Agora, pela primeira vez, acho que temos a oportunidade de criar uma economia baseada na sabedoria que realmente atenda às necessidades da sociedade.

Ao aprender a despertar sua criatividade, você recupera o entusiasmo natural, a energia e a maravilha da juventude.  Ele é um autor e orador público. Ele é uma figura proeminente no movimento da Nova Era, ele é Deepak Chopra.

E aqui está minha opinião sobre suas  principais regras para o sucesso. A regra número 10 é a minha favorita, e certifique-se de ficar até o final para aprender a agir na hora certa.

Deepak Chopra como criamos nosso mundo e crenças?

O que vemos, o que percebemos, o que ouvimos, o que pensamos, o que imaginamos, o que entendemos, o que nos inspira. Tudo isso vem da crença. E então essas crenças se projetam como nosso mundo.

Na verdade, criamos o mundo que vem dessas crenças internas. Por sua vez, o mundo reage a nós. O mundo se alimenta de nós e reforça o que já acreditamos. Então, vemos o que nos tornamos, e o mundo se torna quem somos.

Se você fala com grandeza e isso é uma pesquisa bem feita, até mesmo por Jim Collins se você ler o livro dele. Ele diz que todo líder no final diz uma das seguintes coisas. “Eu tive bastante sorte” ou “Eu estava no lugar certo e na hora certa”. “Houve muitas coincidências significativas.”

Agora, se eles são espirituais ou religiosos, eles podem usar expressões como “Deus esta comigo”, “Eu estou sendo guiado”. “Houve um estado de graça às vezes.” “Eu estava sendo cuidada.” O que eles estão explorando é uma inteligência mais profunda que vai além do pessoal. Você pode chamá-lo de transpessoal, como os psicólogos transpessoais chamam.

Ou você pode chamá-lo de arquetípico, se estiver familiarizado com os ensinamentos de Carl Jung. Aliás, isso é uma boa marca. Uma marca é uma história arquetípica. Tem temas nele. Os bons, os maus. Há um pouco de grande intriga. Há mistério, há aventura. Todos os ingredientes que fazem uma novela realmente boa.

Deepak Chopra os ingrediente que levam ao sucesso

Eles têm uma relação com isso. Uma boa marca é algo que você comprará ou usará o serviço quando estiver realmente comprando a história. A Apple é uma história. É uma história muito grande. Todas as grandes marcas, tênis Nike, é a história do herói urbano afro-americano.

Uma das coisas que digo aos líderes para fazer é… Qual é a sua história? Você pode tornar sua história emocional e espiritualmente inspiradora? As pessoas vão comprar sua história como marca, como serviço, como produto. Seguir sua felicidade não significa ficar viciado em prazer.

Seguir sua felicidade significa encontrar o núcleo de paixão e excelência dentro de você. É buscar a excelência e ignorar o sucesso. Se você fizer isso, é claro, o sucesso será um subproduto, mas você está expressando o maior potencial dentro de si mesmo.

E quando você faz isso, você perde a noção do tempo, você experimenta o êxtase, e quando você expressa isso, há uma necessidade na sociedade dessa expressão particular. Quando a sociedade vê isso, ela te honra. Isso faz de você um herói. O maior desafio para todas as empresas é restaurar os negócios reais. 

O verdadeiro propósito dos negócios de sucesso

O colapso econômico foi algo que aconteceu porque havíamos perdido o verdadeiro propósito dos negócios. Qual é o verdadeiro propósito dos negócios? Mesmo na escola de negócios, não é bem definido. Eles dizem que o objetivo do negócio é aumentar o valor para o acionista. Isso é uma coisa ridícula. O objetivo dos negócios é ajudar a sociedade , atender às necessidades da sociedade.

O objetivo do negócio é servir aos interesses de todos os que são considerados stakeholders. Isso inclui a comunidade e o ecossistema maior. Criamos uma economia baseada em gastar dinheiro que as pessoas não ganharam

para comprar coisas que não precisavam para impressionar as pessoas que não gostavam.

Dos US $2,9 trilhões que circulam nos mercados mundiais, menos de 2 % iriam fornecer bens e serviços. O resto era o que chamavam de derivativos, cassino. Então, agora, pela primeira vez, acho que temos a oportunidade de criar uma economia baseada na sabedoria que realmente atenda às necessidades da sociedade.

Se você é empresário hoje, precisa se reinventar totalmente. Você precisa se perguntar quais são as economias baseadas na sabedoria das quais posso participar.

As economias verdes, as energias alternativas. As pessoas que estão plantando árvores estão ganhando muito dinheiro hoje em dia. Você tem que criar uma economia baseada em servir as necessidades das pessoas

Como podemos maximizar o uso do tempo?

A pergunta que foi feita foi como podemos maximizar o uso do nosso tempo. Aqui está minha resposta, e aprendi isso com o Dr. Daniel Siegel, um psicoterapeuta da UCLA. Ele diz dividir o tempo em 24 horas nas seguintes seções.

1- Tempo de sono

2- Tempo de meditação

3- Tempo de exercício

4- Tempo de relacionamento

5- Tempo de inatividade

6- Tempo criativo e de brincadeira 

7- Tempo de trabalho focado e quando você come

E quando você estiver fazendo cada uma dessas coisas, apenas faça essas coisas. Não faça mais nada. Achei isso muito brilhante, e já faço isso há vários anos. Durmo pelo menos seis a oito horas por dia.

Eu medito no início da manhã por cerca de uma hora e meia. Eu vou para a academia depois disso. Eu ando entre cinco a 10 milhas por dia. Trabalho das 9h às 12h. Eu tomo uma hora inteira para um almoço consciente.

Faço uma caminhada de 20 minutos depois do almoço. Então eu começo a trabalhar de novo à tarde por volta de uma hora mais ou menos, 13:30, duas até.

Então faço uma pequena meditação às 4:30 da tarde, 5 horas, e janto cedo por volta das seis, e estou na cama por volta das 10. Agora, quando estou fazendo esta rotina diária, sinto que meus ritmos estão em ordem. Eles estão conectados aos ritmos do cosmos.

Quando estou falando com alguém, estou presente com eles. Não verifico meu iPhone ou meu dispositivo portátil ao mesmo tempo, porque o cérebro cortical só pode fazer uma coisa de cada vez. Então, é claro, o sistema nervoso autônomo pode fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Seis (06) coisas para se tornar um bom líder

Faça uma coisa, faça-a conscientemente, e faça-a bem. Persiga a excelência e ignore o sucesso. Fique desapegado e divida seu tempo nesses quadrantes. Então, além de esgotar e criar uma história, o que os espectadores, agora, podem fazer hoje ou amanhã para se tornarem melhores líderes?  Primeiro, faça a si mesmo essas perguntas que mencionei.

1- Quem sou eu?

2- O que quero?

3- Que tipo de equipe quero ter?

4- Qual é o meu papel nela? 

5- Quais são minhas habilidades e pontos fortes?

6- Quais são as habilidades e pontos fortes das pessoas que quero ter em minha equipe ? 

Se as pessoas não estão sendo totalmente expressivas em suas forças únicas, elas perdem a auto-estima. Se eles não estão se divertindo. Também sou cientista sênior da Gallup Organization, e descobrimos que apenas 20% das pessoas neste país estão engajadas no que fazem. Cerca de 15 a 20% estão ativamente desengajados.

Eles vêm trabalhar infelizes e fazem questão de deixar outras pessoas infelizes. O resto é uma espécie de socos no relógio. Isso custa à nossa economia algo como US $380 bilhões por ano. Então, o que torna um ambiente produtivo divertido e revigorante? Bem, se seu supervisor ou gerente o ignora, sua taxa de desengajamento aumenta em 45%.

Se o supervisor ou gerente não o ignora, mas o critica, sua taxa de engajamento cai para 20%. Você prefere ser criticado porque agora está sendo notado. Por outro lado, se seu gerente perceber uma única força que você tem, sua taxade desengajamento cai para menos de um por cento.

Isso tem enormes implicações econômicas. Cada um de nós nasce como um ser infinitamente criativo. Quando crianças, usamos nossa rica imaginação para criar mundos inteiros, seja construindo castelos de areia na praia, brincando de casinha com uma coleção de bonecas ou fingindo ser nosso super-herói favorito.

Mas, à medida que nos tornamos adultos, muitos de nós sucumbem ao meme cultural predominante, ou crença, de que quanto mais envelhecemos, nossos cérebros perdem a capacidade de expandir, adaptar, transformar e evoluir. Mas é mentira.

Deepak Chopra o cérebro e o sucesso

Deepak Chopra o cérebro e o sucesso

Como vários estudos descobriram, o cérebro tem uma qualidade conhecida como plasticidade. A capacidade de formar novos caminhos neurais, mesmo na velhice. O cérebro é  adaptável a novas experiências para evoluir.

A neuroplasticidade é o que nos permite aprender um novo idioma, aprender a tocar piano, praticar um novo esporte ou aprender o último passo da dança. Embora você não pense mais em si mesmo como uma pessoa criativa ou imaginativa, sua própria existência é uma evidência de sua criatividade inata.

A cada momento, você está co-criando sua realidade através de seus pensamentos, suas intenções, suas palavras e suas ações. Todos nós temos um potencial criativo ilimitado porque nossa natureza essencial é pura consciência. Ao aprender a despertar sua criatividade, você recupera o entusiasmo natural, a energia e a maravilha da juventude.

Como observam os antigos sábios védicos da Índia, o segredo da imortalidade é a infinita flexibilidade e criatividade. Uma vítima de condicionamento significa que seus padrões habituais de comportamento e pensamento são resultado da psique coletiva e o que chamamos de normal na psique coletiva é na verdade a psicopatologia da média.

A vitimização bloqueia seu sucesso e crescimento

Enfadonho, comum, mundano, sempre procurando satisfação em algo externo. Se eu tivesse o emprego certo ou o dinheiro certo, se eu tivesse o relacionamento certo. Seja qual for a coisa certa, então eu seria uma pessoa feliz.

Mas é o contrário. Se você estiver feliz, terá o emprego certo, o dinheiro certo e o sucesso certo. Você fará as escolhas certas para sua saúde e terá os relacionamentos certos. Muitas pessoas realmente não relacionam negócios e espiritualidade juntos. Você realmente não ouve sobre isso.

Mas como você acha que funciona? Você acha que precisa dessa parte? Defino espiritualidade como autoconsciência e também como elementos de compaixão, amor, serviço, honestidade, autenticidade, integridade. Acho que mesmo que você não se relacione com esses valores, se incorporar esses valores, seu negócio prosperará.

Pergunte a você mesmo, qual o seu propósito de vida? Que tipo de contribuição você quer fazer? O que cria alegria e êxtase em você? Quais são as duas ou três habilidades que você tem que quando você está expressando seus talentos e habilidades únicas, o tempo não significa nada para você? Não é trabalho, é alegria? Pergunte a si mesmo quem são seus heróis e heroínas na história, na mitologia e na religião, porque esses são arquétipos que procuram se expressar através de você e encarnar através de você.

Pergunte a si mesmo como esta minha paixão pode contribuir para o relacionamento? Dar sentido e propósito à existência? Você não precisa saber as respostas. Se você vive as perguntas, então a vida tem uma maneira interessante de levá-lo às respostas.

A expansão da consciência

Eu também adoraria saber quais foram as principais regras de Deepak Chopra, que teve o maior impacto, o impacto mais significativo em sua vida e por quê. Deixe nos comentários abaixo, e eu vou participar da discussão.

Muito obrigado pessoal por ler esse artigo aqui conosco. Continue acreditando em qualquer que seja sua palavra, e nos vemos em breve. A informação expande nossa consciência do que é. Então, através da rede Google, que é o maior mecanismo de busca, expandimos nossa consciência, mas há outra coisa que as pessoas não entendem.

Nosso estado de consciência realmente escolhe a informação que buscamos. Então, se meu estado de consciência diz que eu quero entender as causas da guerra, terrorismo, aquecimento global, injustiça social, injustiça econômica… Todas as coisas que estão surgindo agora como o que está acontecendo no mundo e em todo o Oriente Médio.

A chamada Primavera Árabe ocupa o Wall Street, então meu estado de consciência, olhando para este quadro global, vai buscar a informação certa. Eles se alimentam um do outro. A informação expande a consciência, mas o estado de consciência também expande a informação que buscamos.

E se por consciência quero dizer espiritualidade, que é a minha definição, então a consciência tem muito mais componentes do que informação. A consciência influencia o seu humor. Se você está deprimido, então tudo parece escuro e sombrio. Isso influencia suas crenças. Isso influencia suas suposições. Isso influencia suas percepções. Isso influencia suas expectativas.

Assim, no livro, minha tese é que todos os problemas existem por causa do que chamo de “consciência contraída”. Consciência contratada significa que você se sente separado do ecossistema.

Conclusão

A rede do Google é um ecossistema. Você se sente separado do ecossistema que nutre a teia de relacionamentos. Isso, então, é claro, resulta em medo, em ansiedade, em expectativas que são profecias do Dia do Juízo Final, em suposições de que tudo vai dar errado, e assim por diante.

Na minha cabeça, a analogia é que você está andando em um quarto escuro. Você tem uma vela, essa é a luz da sua consciência, e você continua esbarrando nas coisas. E então tudo é um problema, e esse é o seu mundo. Mas agora imagine que você pode expandir a luz da consciência dessa vela, então agora você tem uma lanterna e pode se movimentar, e tudo que parecia um obstáculo na verdade tem um propósito.

Isso tem um propósito, isso tem um propósito, aquela tela tem um propósito. Assim, todos os problemas agora são oportunidades para algum propósito. Então essa é a consciência expandida, agora você se sente conectado à teia de relacionamentos.

Assim, alguns pensamentos, algumas crenças, são limitantes. Eu nunca serei bom o suficiente. Eu nunca vou ter sucesso. Eu nunca serei rico. Eu nunca vou ter um bom relacionamento. Sou muito feia, não sou atraente o suficiente, não sou magra o suficiente, etc. Lembre-se, esses pensamentos não pertencem a você.

Então você tem que, sempre que tiver estes pensamentos, você deve se perguntar, é verdade? Como tenho tanta certeza se isso é verdade? Esse pensamento está me limitando? Como eu poderia ir além dessa limitação? O que é um pensamento que é mais empoderador? Como posso criar esse pensamento? Melhor ainda, vá para a parte mais profunda do seu ser, que é apenas silêncio.

Quando o pensamento se intrometer, diga que não me pertence, deixe passar. Observe seus pensamentos surgirem e diminuirem como ondas no oceano. Você não é as ondas. Embora você seja condicionado pelas ondas, você é o próprio oceano poderoso.

Você não é apenas uma gota no oceano, você é o oceano na própria gota. E nas profundezas do oceano está o infinito. E você é a mente infinita, condicionada à sociedade, cultura e religião na mente local. Isso não é suficiente para convencê-lo de que seus pensamentos não pertencem a você? Quando você se apropria de seus pensamentos, você é enganado pela hipnose da condição social.

Pela hipnose do condicionamento cultural. Não há originalidade nisso. Não há criatividade nisso. Não há amor nisso. É tudo amor condicionado. Então, por favor, entenda que você é um ser infinito.

Você é o universo tendo uma experiência humana, mas a experiência humana é condicionada por rótulos, por definições, por avaliações, por julgamentos, por opiniões e por palavras que você ouviu quando criança. É difícil sair dessa prisão, porque se você está em uma prisão de verdade, uma assim chamada prisão de verdade, pelo menos você vê as grades.

Nesta prisão, que é a hipnose do condicionamento social, a hipnose do condicionamento cultural, você está em uma prisão que não tem paredes e, portanto, você não percebe que está em uma prisão e, portanto, você não tem vontade de escapar.

Mas se você escapasse, encontraria a mente verdadeira. Você encontraria o verdadeiro eu. Você descobriria quem você realmente é e seria livre. O bilhete para a liberdade não é possuir seus pensamentos. A passagem para a liberdade é encontrar o campo fonte dentro de você, que é o campo fonte do universo.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Saia da Zona de Conforto