Chakras o que é e como funciona benefícios e doenças relacionadas

Tempo de leitura: 14 min

Escrito por Paulo Roberto
em fevereiro 20, 2023

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Ativando os chakras

Hoje vamos mostrar pra vocês o que são Chakras, e como funciona, entender esse conceito é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e espiritual, quando esses centros de energia estão desalinhados traz grandes consequências para nossa vida. Por isso é muito importante entender o seu funcionamento.

Os povos orientais entendem esse fenômeno, por isso que eles dominam essa filosofia como ninguém. Agora vamos passar pra você informações preciosíssimas que se forem compreendidas e aplicadas vão te levar ao grau muito grande de conhecimento e bem estar como você nunca viu antes.

Depois dessa leitura você vai adquirir o conhecimento básico e detalhado que vão despertar o seu interesse, para ter o controle sobre os seus Chakras e dessa forma você vai poder assumir o controle total de sua vida em todos os sentidos, podendo desenvolver o seus altos níveis de saúde e prosperidade.    

O que são Chakras

Os chakras são um conceito que surgiu nas tradições orientais indianas, como Yoga e Ayurveda, que recebeu este ensinamento da tradição tântrica. Chakra é uma palavra em sânscrito que significa roda, círculo ou até vórtice, e são considerados centros de energia que servem para absorver a energia vital, a energia do universo que nos circunda, distribuí-la através dos nossos corpos físico, mental, emocional e espiritual e liberá-la para o exterior. 

Os principais chakras são sete, apesar de termos inúmeros localizados em nossos corpos físico e mesmo sutis (alguns ainda adormecidos, adentrando pelo plano terrestre e outros acima de nossa cabeça) e cada um desses sete principais, que estão localizados ao longo de nosso eixo vertical, desde o cóccix até o alto da cabeça, está associado a um elemento, são eles. 

1- Chakra Raiz.

2- Chakra Sexual. 

3- Chakra do Plexo Solar. 

4- Chakra Cardíaco.

5- Chakra Laríngeo.

6- Chakra Frontal.

7- Chakra Coronário. 

Eles podem ser organizados por uma hierarquia que evolui conforme as necessidades da humanidade, iniciando com a sobrevivência e crescendo ou se deslocando para o lado espiritual.

Mas no decorrer do tempo os seres humanos deram prioridades para outras necessidades, como comunicação, intuição, bem estar, entre outras. O primeiro a surgir é o Chakra Raiz (ou Muladhara). 

Chakra Raiz ou Muladhara o que ele representa

Chakra Raiz ou Muladhara o que ele representa

O Muladhara, ou chakra raiz, representa nossa fundação. No corpo humano, ele fica na base da coluna e nos dá a sensação de estarmos ancorados.Quando este chakra está aberto, temos um sentimento de confiança contínua em nossa competência, e dessa forma ficamos de pé diante dos desafios da vida . 

Quando está bloqueado, nos sentimos ameaçados, como se estivéssemos pisando em terreno instável. Como eu havia dito, ele fica bem na base da coluna, na área do cóccix

Ele está relacionado à sobrevivência, ter mais dinheiro, comida, e moradia. Seu Mantra é “Eu não posso evoluir a partir de um ponto que esteja estável. “

Seu Bija Mantra é Lam e costuma vibrar (quando equilibrado) numa frequência em torno de trezentos e noventa e seis hertz. Sua cor é o vermelho. Possui quatro pétalas. Está ligado ao elemento terra. Um cristal que funciona muito bem conectado a este chakra é a Hematita.

E ele costuma se desenvolver do primeiro aos sete anos de idade. Desequilíbrios físicos se manifestam como problemas nas pernas, reto, cóccix, sistema imunológico, intestino grosso, cólon, partes reprodutivas masculinas e próstata.

Já os desequilíbrios emocionais podem se manifestar como sentimentos que afetam as necessidades básicas de sobrevivência: necessidade de dinheiro e abrigo, medo, fome e a capacidade de prover as necessidades da vida. Agora vamos falar sobre o Chakra Sexual (ou Swadhisthana). 

Chakra Sexual ou Swadhisthana benefícios causas e consequências

Chakra Sexual ou Swadhisthana benefícios causas e consequências

O Swadhisthana, ou chakra sexual, nos ajuda nos relacionamentos para manter nossas emoções controladas e não nos submeter aos sentimentos dos outros. . Também governa a criatividade e a energia sexual. Aqueles com um chakra sexual bloqueado podem sentir uma falta de controle em suas vidas. 

Ele se localiza no abdômen inferior, cerca de 4 dedos abaixo do umbigo. Está relacionado com sua sensação de abundância, criatividade, bem-estar, prazer e sexualidade. Seu principal mantra pode ser “Eu sempre honro os outros, mas não antes de mim mesmo.” O Bija Mantra utilizado é Vam e, em equilíbrio, vibra numa frequência em torno de quatrocentos e dezessete hertz.

Sua cor é o laranja. Possui seis pétalas. Está relacionado ao elemento Água. Um bom cristal para trabalhar este chakra é o Olho de Tigre e seu desenvolvimento se evidencia entre oito e quatorze anos de idade. 

Desequilíbrios físicos podem trazer problemas sexuais e reprodutivos, problemas urinários, infecções renais, quadril pélvico e dor lombar. Já os desequilíbrios emocionais podem gerar medo de se comprometer com relacionamentos, expressar emoções, medos de impotência, traição e vícios. 

Chakra do Plexo Solar ou Manipura doenças relacionadas e privilégios

Chakra do Plexo Solar ou Manipura doenças relacionadas e privilégios

Subindo mais um pouquinho, temos o Chakra do Plexo Solar (ou Manipura). O terceiro chakra, o chakra do plexo solar, fala sobre sua capacidade de ser confiante e controlar sua vida. 

Lembre-se da última vez em que você sentiu aquele frio no intestino, ou uma frieza no estômago: é o chakra Manipura agindo. Se o seu chakra do plexo solar estiver bloqueado, você pode sentir uma enorme vergonha e dúvida. 

Como podemos supor, o chakra do plexo solar está localizado no abdome superior na altura do estômago. Ele controla a autoestima, autoconfiança, autoestima, ou seja, o seu poder pessoal.

Um bom mantra para ele é “O amor próprio começa quando eu aceito todas as partes de mim mesmo.” Seu Bija Mantra é Ram e costuma vibrar numa frequência em torno de quinhentos e vinte e oito hertz quando está em equilíbrio.

Vibra na cor amarela e possui dez pétalas ou vórtices. Está conectado ao elemento Fogo (tanto que muitos o chamam como “nosso sol pessoal”).

Pode-se utilizar o Âmbar para sua proteção e equilíbrio. Costuma se desenvolver mais intensamente dos quinze aos vinte e um anos. Desequilíbrios físicos podem manifestar problemas digestivos, disfunção hepática, fadiga crônica, pressão alta, diabetes, úlceras estomacais e problemas de cólon. Já desequilíbrios emocionais afetam questões de poder pessoal e autoestima. 

O Chakra Cardíaco ou Anahata como funciona e qual a sua função

O Chakra Cardíaco ou Anahata como funciona e qual a sua função

O  4º Chakra é conhecido como Cardíaco (ou Anahata) O Anahata, ou chakra do coração, é a ponte entre os chakras inferiores (associados à materialidade) e os superiores (associados à espiritualidade).Esse chakra tem o poder de mudar a nossa forma de dar e receber amor do próximo e de nós também.

Alguém com um chakra do coração bloqueado terá dificuldade em se abrir totalmente para as pessoas em sua vida. Se o coração de alguém estiver aberto, poderá experimentar profunda compaixão e empatia. Sua localização está no centro do tórax, logo acima do coração. 

E controla o Amor em todos os sentidos, tanto o próprio quanto o incondicional, além da alegria e da paz interior. Um bom mantra para ele seria: “Quando eu me amo, amar os outros vêm facilmente.”

O Bija Mantra usado para este chakra é Yam, e ele vibra numa frequência em torno de seiscentos e trinta e nove hertz quando equilibrado. Está na frequência verde na maior parte das vezes, mas também pode vibrar na frequência de onda do rosa. Possui doze pétalas ou vórtices em si. Seu elemento é o Ar.

Um excelente cristal para trabalhar as energias deste chakra é o Quartzo Rosa. Seu desenvolvimento se evidencia entre vinte e um e vinte e oito anos.

E os desequilíbrios físicos podem se manifestar como asma, doenças cardíacas, doenças pulmonares, problemas com seios, sistema linfático e problemas na parte superior das costas e ombros. Enquanto os desequilíbrios emocionais podem surgir como ciúme, abandono, raiva, amargura e medo da solidão. 

Chakra Laríngeo qual o seu significado 

Chakra Laríngeo qual o seu significado 

Vamos então falar sobre o Chakra Laríngeo (ou Vishuddha) neste momento. O Vishuddha, ou chakra laríngeo, dá voz ao chakra do coração, e também a todos os outros chakras, e controla nossa capacidade de comunicar nosso poder pessoal. O chakra da garganta trás um grandes impactos na sua forma original de ser, e na sua confiança para se comunicar em público.

Quando está funcionando em plena capacidade, permite que nos expressemos de forma verdadeira e clara. Mas alguém com um chakra da garganta bloqueado poderá sentir que tem dificuldade em encontrar as palavras para dizer como realmente se sente. 

Ele está localizado na Garganta. E controla a comunicação, a auto expressão e a verdade. O seu Mantra pode ser “Minhas palavras são verdadeiras sempre.”

O Bija Mantra escolhido para ele é Ham, e, quando saudável, seu nível vibracional fica em torno de uma frequência de setecentos e quarenta e um hertz.

Utiliza a frequência de onda das cores azul claro ou turquesa, possui dezesseis pétalas. E seu elemento é o som, a música. Pode ser utilizado o cristal Água-marinha para seu equilíbrio, limpeza e energização. Normalmente costuma estar se desenvolvendo mais entre os vinte e nove e os trinta e cinco anos de idade.

Desequilíbrios físicos podem gerar problemas de tireóide, dores de garganta, laringite, infecções de ouvido, dor no pescoço e no ombro. Enquanto os desequilíbrios emocionais já trazem medo de comunicação, falta de força de vontade e sensação de estar fora de controle. 

Chakra Frontal ou Ajna  benefícios e desequilíbrios

Chakra Frontal ou Ajna  benefícios e desequilíbrios

Depois vem o Chakra Frontal (ou Ajña Chakra). À medida que subimos no corpo, nos aproximamos da comunhão com o divino. O Ajna, ou chakra do terceiro olho, controla nossa capacidade de ver o quadro geral e nos conectar à intuição. Pense nele como o olho da alma: ele registra informações além do nível da superfície. 

Visões e acertos intuitivos não são incomuns para alguém com um chakra do terceiro olho aberto. Sua localização fica na testa, entre os olhos, por isso também é chamado de Chakra Frontal.

Controla a intuição, a imaginação e a sabedoria. Um bom mantra para ele é “Estou aberto a explorar o que não pode ser visto.”

E o Bija Mantra para ele é o Om, enquanto ressoa na frequência de oitocentos e cinquenta e dois hertz quando equilibrado, vibrando na cor azul escuro ou índigo, possuindo noventa e seis pétalas (muitas vezes representadas apenas como duas) e seu elemento é a luz. 

Um bom cristal para trabalhar e expandir sua energia é a ametista. Em torno dos trinta e seis aos quarenta e dois anos, ele costuma ter um maior desenvolvimento. 

Quando desequilibrado, pode apresentar transtornos físicos como dores de cabeça, visão turva, problemas de sinusite, convulsões, perda auditiva e desequilíbrio hormonal. Já os desequilíbrios emocionais podem ser mau humor, volatilidade e autorreflexão. 

Chakra Coronário ou Sahasrara o que ele significa

Chakra Coronário ou Sahasrara o que ele significa

E, por último, temos o Chakra Coronário (ou Sahasrara Chakra) O Sahasrara, ou chakra da coroa, o chakra mais alto, representa nossa capacidade de estar totalmente conectado espiritualmente.

Quando se abre de forma total o chakra coronário, isso é algo que poucos conseguem, a pessoa é capaz de ter uma consciência superior como nunca teve. Ele fica localizado no topo da cabeça.

Costuma controlar a beleza interior e exterior e a conexão espiritual. A principal lição que este chakra traz é “Eu sou um receptor para o amor e a luz.”

Enquanto que seu Bija Mantra é o mesmo que o do Ajña Chakra: Om, porém, quando em equilíbrio, vibra em uma frequência ainda mais elevada, em torno de novecentos e sessenta e três hertz. 

Suas cores são o Violeta e o Branco, possui novecentas e setenta e duas pétalas (mesmo que muitas vezes se fale em mil pétalas), e seu elemento é a própria Consciência Divina.

Um cristal que se conecta muito bem às suas energias é o quartzo hialino. E costuma estar em evidência em torno dos quarenta e três aos quarenta e nove anos.

Quando entra em desequilíbrio, pode causar transtornos físicos como depressão, incapacidade de aprender, sensibilidade à luz, som e ambiente. Ou trazer desequilíbrios emocionais como confusão, preconceito e insegurança. Esses vórtices energéticos agem como um elo entre os corpos sutis e o corpo físico, influenciando significativamente as emoções, os pensamentos, o comportamento, o aprendizado, a comunicação e muitos outros aspectos que vivemos. 

O corpo, a mente, as emoções e o espírito são fortemente influenciados pela energia interior que temos e pela energia que recebemos. Esses centros de energia determinam como você se sente: Feliz e entusiasmado, equilibrado e em paz ou cansado e triste. 

Chakra bloqueado causa desequilíbrios mentais e físicos 

Entretanto, esses centros podem estar equilibrados, hiper estimulados ou inibidos. Se um chakra está equilibrado, a energia é capaz de fluir livremente nessa área, mas se estiver fora do seu equilíbrio, a energia é incapaz de circular de maneira adequada. 

Quando um chakra é bloqueado podem surgir desequilíbrios que se manifestam de maneira mental, física ou emocional, ou ainda de outras maneiras. Por esse motivo, é importante que funcionem bem e que não existam desequilíbrios nesses centros. 

Alinhar os chakras, para que fiquem perfeitamente equilibrados e sintonizados, cada um dentro do seu parâmetro de normalidade, é importante para se obter uma vida feliz e tranquila. 

Mas se seus chakras estão bloqueados, como você os alinha e mantém? Sabemos que para conectar com o divino precisamos estar com altas vibrações, e as frequências em Hz funcionam exatamente assim, do Chakra Base até o Chakra da Coroa as vibrações vão aumentando também. 

Quatro passos para alinhar os Chakras e entrar em conexão consigo mesmo

Seguindo essa sequência é possível alinhar os chakras, e eu vou dar algumas dicas pra você agora de como  você mesmo pode fazer essa autorregulação. 

01- Cores

Primeiro, com as Cores: Permita que sua própria intuição guie você na escolha de quais cores usar. 

Todos os nossos centros de energia têm uma frequência específica que ressoa com certas cores que carregam uma frequência semelhante. Por exemplo, se você não está se sentindo seguro ou ancorado, talvez seu Chakra Raiz não esteja em equilíbrio com o resto de seus centros de energia. 

Talvez durante esse período você se sinta atraído por usar vermelho. Sejam roupas externas ou roupas íntimas, isso ajudará a filtrar a cor que você precisa para ajudar a restabelecer o equilíbrio do centro de energia. 

02- Alimentação

Segundo: sua alimentação ajuste sua dieta para ingerir mais alimentos da mesma cor do Chakra que você está tentando equilibrar. Usando o chakra da raiz como exemplo mais uma vez, tente adicionar mais alimentos de cor vermelha à sua dieta, ou seja, tomates, rabanetes, melancias, pimentas, romãs. 

Aqui, mais uma vez, aliamos também as cores, só que desta vez internamente, aos alimentos. 

03- Sons ou Música

Em terceiro lugar, os sons. Assim como a cor tem uma frequência, o som também tem. Nossos centros de energia ressoam com notas musicais específicas. O chakra Raiz vibra na escala C (cerca de 396Hz), o Sexual na D (417 Hz), o Plexo Solar na E (528Hz), o Cardíaco na F (639Hz), o chakra Laríngeo na G (741Hz), já o frontal vibra na A (852 Hz) e o Coronário na B (963 Hz).

Ouvir música nas notas acima estimulará cada centro de energia específico (a música clássica é muito boa para isso). Também podemos usar nossa própria voz para criar tons para estimular e equilibrar os centros de energia. 

Coloque as duas mãos no centro de energia que parece desequilibrado e, em seguida, comece a soar seu tom mais profundo possível, aumentando gradualmente o tom. 

Você saberá intuitivamente qual tom é o correto para você, pois começará a sentir o centro se sentindo mais leve e respondendo a esse tom. Use este tom ao longo do dia/semana até se sentir mais equilibrado. 

04- Meditação

E, por último, visualização e meditação: A visualização e a meditação são, possivelmente, as ferramentas mais poderosas de todas. Sentado em meditação, visualize extraindo energia do centro da terra e limpando cada centro de energia, com a cor, o som e a frequência relevantes. Esta visualização é muito poderosa e vai ajudar no seu reequilíbrio.

Conclusão

Entender o funcionamento de seus Chakras pode te livrar de muitos males, porque todos esses centros de energia tem grandes influências sobre nossas vidas, isso tudo não se trata de magia, feitiçaria, ou algo semelhante, esse conceito é fazer você entender como funciona o universo.

Portanto procure se aprofundar nesse assunto, lendo livros ou postagens, assistindo vídeos, indo em palestras, essas coisas vão alimentar o seu desejo de conhecer as leis naturais que regem o universo a sua volta.

Os Chakras se trata dessas coisas, porque cada um deles tem uma função específica, quando eles estão alinhados a sua vida vai bem quase em todos os sentidos, mas se de alguma forma eles em sintonia praticamente tudo na vida da pessoa começa a desmoronar. 

Eu espero que você tenha gostado do nosso conteúdo, e que o mesmo tenha lhe agregado algum valor positivo para sua vida, portanto compartilhe e nos ajude a alcançar mais pessoas.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Saia da Zona de Conforto