Símbolos Místicos o que é? E qual o seu significado

Tempo de leitura: 14 min

Escrito por Paulo Roberto
em setembro 19, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Símbolos Místicos o que é? E qual o seu significado

Símbolos místicos, o que é? E qual é o seu significado no nosso mundo? E o que podemos aprender com esses símbolos na prática. Nessa primeira parte da postagem vamos falar e explicar sobre símbolos de cura, e os segredos que eles escondem.

Na segunda parte do artigo falaremos dos símbolos de força e a sua influência na humanidade antiga e na era moderna. Eu tenho a certeza que suas dúvidas vão ser esclarecidas e o seu conhecimento irá aumentar.    

Símbolos Místicos de cura, o que são?

Um símbolo de cura é uma marca, sinal, palavra ou desenho que representa e reflete a arte da cura. Historicamente, todas as culturas do mundo têm símbolos de cura. Eles são usados por médicos, praticantes, e curandeiros para força e proteção. 

As pessoas também acreditam que visualizar símbolos de cura levará a bons pensamentos, energia positiva e tranquilidade. Neste artigo, vamos dar uma olhada em 12 dos símbolos de cura mais populares do mundo.

A Vara de Asclépio 

A Vara de Asclépio é um antigo símbolo de cura grego. Apresenta uma serpente enrolada em uma vara e é um emblema de Asclépio, o deus da medicina e da cura. De acordo com a mitologia grega, Asclépio era um dos curandeiros mais habilidosos do mundo.

Segundo os mitos, ele foi assassinado por Zeus, que se sentiu ameaçado por seus poderes. Uma vez morto, ele foi para os céus e assumiu a forma de Ophiuchus, o portador da serpente. Os gregos acreditavam que Asclépio visitava as pessoas em seus sonhos e as curava.

A Vara de Esculápio passou a simbolizar cura, fertilidade e renascimento. É o logotipo da Organização Mundial da Saúde e símbolo da Associação Médica Americana.

É o verdadeiro símbolo da medicina, embora o Caduceu, um símbolo completamente diferente, seja frequentemente usado de forma intercambiável. 

O Olho de Hórus

O Olho de Hórus é um antigo símbolo egípcio que representa cura, restauração e boa saúde. De acordo com a mitologia egípcia, Hórus, que perdeu o olho esquerdo em uma batalha com Seth, conseguiu recuperá-lo através da cura mágica de Hathor. 

A restauração do olho de Hórus passou a simbolizar o processo de cura, prosperidade e proteção. O Olho de Hórus é composto de seis partes, cada uma das quais se refere a um dos seis sentidos. 

No Mediterrâneo, os pescadores costumam pintar esse símbolo em seus navios para proteção. O Olho de Hórus também é usado em amuletos para proteger o usuário. 

O símbolo da Mão que Cura 

Os símbolos das mãos de cura dos nativos americanos desempenham um papel integral na vida cultural e espiritual dos nativos americanos. 

O símbolo da Mão que Cura apresenta uma mão com uma espiral no meio e, juntos, esses elementos representam cura, proteção e vida. Os homens que foram ao campo de batalha gravaram esse símbolo em seus escudos ou o tatuaram em suas peles, para proteção contra o inimigo. 

A Mão da Cura também é chamada de mão do Xamã porque dizem que ela tem os poderes da tribo do Xamã. A Mão de Cura ainda é usada hoje para dar sorte, proteção e energia positiva. 

Naja (A Serpente)

Na mitologia hindu, Naga, ou a cobra, é conhecida por ter muitas características, como destruição, proteção e preservação. A cobra também é um símbolo do Poder Kundalini, ou energia cósmica. Acredita-se que a Kundalini esteja inativa dentro de um indivíduo e é despertada por rituais espirituais. 

Diz-se que uma Kundalini despertada ajuda na cura emocional. Além disso, o derramamento da pele da cobra simboliza a cura, o renascimento, a restauração, a regeneração e a renovação. Existem santuários especiais na Índia onde as cobras naja (masculina) e nagin (feminina) são adoradas. 

O Antahkarana 

Diz-se que o Antahkarana se originou no Tibete/China e é usado por curandeiros de Reiki (entre outros). O símbolo cria uma energia que supostamente impacta diretamente a aura humana.

Os curandeiros o chamam de um dos símbolos mais poderosos, pois dizem que tem consciência e energia próprias. O Antahkarana é usado para curar várias doenças, grandes e pequenas, e acredita-se que colocar o símbolo em uma pessoa, lugar ou coisa manterá a energia negativa e a doença sob controle. 

O Antahkarana é uma ferramenta valiosa para meditação devido às suas qualidades tridimensionais. Diz-se que o uso regular do símbolo gera maior clareza e foco interior.

A Roda de Cura

A Roda de Cura também é conhecida como arco sagrado. Tem sido usado pelos nativos americanos para cura, proteção e boa saúde. Tem quatro direções dentro de um círculo, que podem representar elementos da natureza, estações, estágios da vida, aspectos da vida, animais e plantas. 

O símbolo também reflete o céu, a terra e a árvore, que representam saúde, vida e rejuvenescimento. A Roda Medicinal pode ser desenhada, visualizada ou usada como um pingente. 

O Sol Espiral

O símbolo do Sol Espiral vem de esculturas em pedra do povo Anasazi. Em muitas tradições xamânicas, o Sol é visto como o primeiro curador ou o primeiro xamã do povo. 

O símbolo espiral representa o movimento e o movimento do universo e diz-se que ajuda as pessoas a voltarem a uma vida feliz e saudável, quando algo dá errado.  O Sol Espiral incorpora o poder de cura e a energia de todo o universo. 

Abracadabra

Quando pensamos na palavra abracadabra, feiticeiros e magia vêm à nossa mente. No entanto, a palavra foi usada pela primeira vez na alquimia como um símbolo de cura.

A primeira menção da palavra aparece no século II dC em um livro chamado Liber medicinalis, de autoria de Serenus Sammonicus, médico do imperador romano. 

O médico havia escrito no livro que a palavra abracadabra poderia curar a malária, se escrita em um amuleto. A palavra tinha o poder de prevenir doenças e manter as pessoas saudáveis. 

Mesmo durante a grande praga de Londres, essa crença era tão forte que as pessoas escreviam abracadabra em suas portas para protegê-las da doença. 

O Yin e Yang

É um fato menos conhecido que na China Antiga, o Yin e Yang era usado como um símbolo de cura, para o tratamento de doenças físicas e emocionais. Ying e Yang representam a dualidade e o equilíbrio encontrados no universo. 

Nas práticas médicas chinesas, algumas partes do corpo são vistas como Yin e outras como Yang. A ideia básica é que o Yin e o Yang sejam saudáveis, criando uma harmonia de movimento para nossas vidas. 

Símbolo Om no Hinduísmo

Om é um som sagrado, e é um símbolo espiritual no Hinduísmo. Representa todo o universo e a essência da alma. O símbolo Om é comumente usado para iniciar um ritual espiritual.

Aqueles que recitam o som Om ou meditam em frente ao símbolo, muitas vezes relatam sentir-se relaxados e purificados. Acredita-se também que o símbolo ajude na concentração emocional e na cura, enquanto afasta a energia negativa e os espíritos malignos. É também um símbolo de proteção e é frequentemente usado em rituais de Reiki. 

Os Símbolos do Reiki 

Os símbolos do Reiki foram fundados por Mikao Usui, um médico e curador japonês. Eles são considerados por alguns como os símbolos de cura mais sagrados e poderosos do mundo. A seguir estão os cinco símbolos mais importantes do Reiki: 

O símbolo do poder Choku

O Choku Rei também é conhecido como o símbolo do poder, usado para direcionar a energia dentro do corpo. É desenhado no início e no final de um processo de cura e serve como catalisador para a cura e purificação física. Como o Choku Rei é um símbolo de poder, pode ser combinado

com outros símbolos para fortalecer o processo de cura. Ele pode ser desenhado ou visualizado em uma pessoa, lugar ou objeto, para combater a energia negativa e proteger o destinatário. 

O Símbolo da Harmonia do Reiki – Sei Hei Ki

O Sei Hei Ki também é chamado de símbolo da harmonia e é usado para a cura mental ou emocional. Mais comumente serve como um remédio para depressão, ansiedade e trauma. 

Ao curar um indivíduo em um nível emocional, o Sei Hei Ki traz harmonia a todo o corpo. Portanto, este símbolo fortalece a relação entre a mente e o corpo. O Sei Hei Ki pode ser usado individualmente ou em combinação com outros símbolos. 

O símbolo de cura Reiki à distância – Hon Sha Ze Sho Nen 

Também chamado de símbolo de cura à distância, o Hon sha ze sho nen é usado para enviar energia para pessoas que estão longe. A energia pode ser enviada independentemente do tempo, distância e lugar. Também pode ser enviado para o passado, presente e futuro, a fim de curar problemas dentro desses reinos. Curandeiros e praticantes consideram este o mais poderoso e útil dos símbolos do Reiki.

O Símbolo Mestre de Reiki – Dai Ko Myo O Dai ko myo

É também chamado de símbolo mestre. Dai ko myo pode ser traduzido como grande luz brilhante. Este símbolo enfatiza que a energia universal está em toda parte e conecta todas as forças vitais. 

Pode ser usado em uma pessoa, lugar ou coisa para trazer um campo de energia positivo. Quando o símbolo é visualizado, diz-se que oferece proteção psíquica. 

O símbolo de conclusão do Reiki – Raku 

O Raku também é chamado de símbolo de conclusão, usado durante o estágio final da cura do Reiki. Alguns praticantes se referem a ela como a serpente de fogo. Este símbolo é usado para selar a energia dentro do corpo. É particularmente útil porque pode curar áreas muito pequenas do corpo.

Símbolos Místicos de Força, o que é? E o que significa?

Símbolos Místicos de Força, o que é? E o que significa?

Desde os tempos antigos, os símbolos de força existem para servir como lembretes de destreza física, força mental e a capacidade de exercer ou repelir grande força. Muitas dessas imagens vêm de mitologias e religiões antigas, bem como da natureza, e ainda são populares hoje como representações de sua força e coragem interior. 

Nesta segunda parte da postagem, veremos doze dos símbolos de força mais conhecidos, de onde eles vêm e o que eles significam. 

A Fênix

O primeiro símbolo da nossa lista é a Fênix, uma ave lendária que tem suas origens na mitologia grega. A fênix é conhecida por seu ciclo de vida único. Segundo a lenda, a fênix vive por 500 anos explodindo em chamas no final de sua vida. Ele então renasce das cinzas do fogo que o consumiu. 

A imagem da fênix renascendo da destruição a transformou em um símbolo de força e resiliência, e a inspiração para a frase renascer das cinzas. 

O Grifo

Outra criatura mística popular, o grifo tem corpo de leão e asas e cabeça de águia. Por ser uma combinação dessas duas feras fortes e corajosas, o grifo incorpora as características pelas quais esses animais são conhecidos, ou seja, força, coragem e sabedoria. 

Ao longo da história, o Grifo foi destaque nos brasões de importantes famílias e exércitos. Para os soldados, o Grifo era um símbolo poderoso que denotava força e coragem militar no campo de batalha. 

A Flor de Lótus

O lótus é uma planta aquática que cresce em áreas de deltas e rios lentos. Sua flor produz sementes comestíveis que são cultivadas e consumidas há mais de 3.000 anos. Nas culturas e religiões orientais, o lótus tem um significado profundo como uma metáfora para a vida. 

É considerado um símbolo de força e coragem por causa de sua capacidade de sobreviver e prosperar em um ambiente lamacento e sujo sem se tornar impuro. 

A cada dia, a flor de lótus emerge da água turva e floresce em toda a sua beleza, intocada pelo ambiente sujo. Os obstáculos que ela tem que superar em seu caminho para a superfície da água são simbólicos dos desafios que uma pessoa tem que superar para alcançar seus objetivos. 

A Mão de Hamsa 

A mão de Hamsa, também chamada de Mão de Fátima, é um amuleto em forma de palmeira que se originou no Oriente Médio há milhares de anos. O símbolo apresenta a palma da mão direita, com os dedos pressionados juntos. 

Algumas representações da Mão Hamsa retratam um olho em seu centro como símbolo de proteção. A Mão Hamsa é comumente usada como um amuleto para afastar as energias malignas e negativas. Tornou -se popular em todo o mundo como um símbolo de força e proteção. 

A Runa Uruz 

Uruz é a runa nórdica de progressão e um símbolo de força indomável. Também conhecida como a runa do boi, simboliza a força mental e física, bem como resistência, virilidade, fertilidade e bravura. 

A runa é frequentemente usada como um amuleto para promover saúde e bem-estar e muitos que a usam afirmam que lhes dá uma sensação de força e poder. O termo Uruz foi derivado dos bois selvagens europeus chamados auroques. 

Os auroques eram animais enormes que pareciam um cruzamento entre um mamute e um bisão. Embora já estejam extintos, o símbolo que eles inspiraram continua a ser popular hoje.

Os Dragões

Dragões são algumas das criaturas míticas mais universais encontradas em quase todas as grandes culturas antigas do mundo. Descritos como seres malignos ou benignos, esses animais são especialmente conhecidos nas culturas do leste asiático, considerados símbolos de força, poder e boa sorte.

Na China, o dragão é usado há centenas de anos como representação do poder e da força imperial. Ser chamado de dragão é considerado o maior elogio que uma pessoa pode receber, pois implica que eles são fortes e poderosos como um dragão. 

Escaravelhos

O Escaravelho é um dos símbolos egípcios mais antigos e significativos, representando força física, vitalidade e fertilidade. Os escaravelhos estão intimamente associados a Khepri, um antigo deus egípcio que tinha o rosto de um escaravelho. Khepri era tão poderoso que tinha força para rolar o sol pelo céu todos os dias.

Por causa dessas associações, amuletos e talismãs de escaravelho foram usados para obter energia e força para superar os desafios da vida. Alguns também usam a imagem do escaravelho como um amuleto de boa sorte, enquanto outros acreditam que a casca dura do besouro protegeria o usuário do perigo. 

Carvalhos

Ao longo da história, o carvalho foi representado em várias mitologias, religiões e culturas como símbolo de força e robustez. Era a árvore sagrada do deus grego do trovão, Zeus, e o símbolo do deus nórdico Thor, ambos deuses poderosos que governavam o cosmos em suas respectivas mitologias. 

Por sua força, o carvalho foi escolhido como árvore nacional de países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Sua madeira é ideal para a construção de navios e fabricação de móveis. O navio mais antigo do mundo é o USS Constitution e é feito de madeira de carvalho. 

Lançado em 1797, ainda permanece à tona. O mais interessante sobre os carvalhos é que suas raízes crescem profundamente no solo, onde quase refletem a altura da árvore. Isso contribui para sua robustez e os torna quase impossíveis de derrubar.

Isso dá aos carvalhos a capacidade de resistir a condições climáticas adversas, como tempestades, furacões e tornados. 

O Urso

Apresentado em várias lendas ao redor do mundo, o urso é um conhecido símbolo de força, tenacidade e coragem. Eles sempre foram respeitados e temidos por causa de sua ferocidade e poder. Os ursos contam com poder, força bruta e sua coragem interior para sobreviver na natureza. 

Em algumas culturas, acredita-se que comer carne de urso dá a uma pessoa poder e sabedoria inimagináveis, tornando-a invencível. 

O Leão

Ao longo da história, os leões simbolizam não apenas força, mas também poder, ferocidade, bravura e domínio. São animais poderosos que estão no topo da cadeia alimentar, com uma força física tremenda. 

Não é à toa que eles são chamados de reis da selva. Os leões foram retratados em escudos heráldicos, faixas e bandeiras por governantes europeus medievais. Eles ainda podem ser vistos em várias bandeiras modernas, principalmente na bandeira do Sri Lanka.

O Triskelion

Também chamado de espiral tripla, o triskelion ou triskele é um símbolo celta de força. Possui três espirais irradiando de um centro, parecendo estar sempre em movimento. Às vezes, em vez de espirais, o triskelion pode ser representado com três pernas, que parecem estar correndo em círculo. 

O triskelion significa força e determinação para seguir em frente, apesar das adversidades e obstáculos que possam estar no caminho. O triskelion pode ser encontrado em bandeiras e usado como logotipos de produtos. 

A Ailm

Este símbolo celta é derivado da letra A do alfabeto celta e é representado como um círculo com uma cruz dentro dele. Seu nome ailm significa abeto prateado ou conífera, uma planta perene que pode sobreviver a condições adversas e nunca deixa de crescer. Por causa de sua associação com a planta, a ailm tornou- se um símbolo de força e resistência para o povo celta. 

Conclusão

Acabamos de mostrar vários símbolos e seus significados, e muitos deles são usados até hoje por grandes corporações, religiões ou pessoas, procuramos lhe trazer a melhor informação possível.

Trouxemos até mesmo dicas de como usar o poder desses símbolos e dessa forma você pode tirar todos os seus benefícios, com este artigo espero ter lhe ajudado de alguma forma. 

Você concorda com nossa lista de símbolos de força? Se perdemos seu símbolo favorito, informe-nos nos comentários abaixo. Porque assim que possível vamos trazer artigos semelhantes a este que você acabou de ler.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Saia da Zona de Conforto